Viajar de carro exige certos cuidados e para evitar imprevistos e garantir uma viagem tranquila, separamos 10 dicas que quando seguidas, só proporcionem momentos agradáveis.
1. Faça uma verificação de Segurança em seu veículo
Antes de pegar a estrada, confira os principais itens de segurança do veículo: pneus, freios, direção, suspensão, parte elétrica, além dos níveis de água e de óleo do motor. Não esqueça também de verificar os cintos de segurança, item de uso obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
2. Bebida e direção não combinam. assim como alguns remédios
Para uma viagem tranquila, agradável e segura, é proibido o consumo de bebida alcoólica e medicação que afete os sentidos. Um médico deve ser consultado sobre o uso de medicamentos antes de pegar a estrada.
3. Seus documentos estão em ordem?
Leve sempre com você a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo Detran do seu estado. Lembre-se de verificar se o licenciamento do veículo e o seguro obrigatório não estão vencidos.
4. Se a viagem for longa, prepare-se!
Antes de fazer viagens longas, descanse bastante e faça refeições leves, evitando a sonolência. Evite o uso de medicação que afete os seus sentidos. Se possível, reveze a direção do veículo com outro motorista durante o trajeto. Tente não dirigir por muitas horas e faça paradas regulares.
5. Em caso de acidentes na estrada…
Mantenha a calma e a condução defensiva do veículo nas proximidades do local do acidente. Se já houver pessoas prestando socorro, prossiga a viagem e comunique o fato à s autoridades. Evite mexer nas vítimas, pois você pode causar ou agravar lesões. Sinalize o local e aguarde o atendimento médico.
6. Ultrapasse com segurança
Nunca ultrapasse pela faixa da direita, conduza seu veículo a uma distância segura do veiculo da frente e sinalize com o pisca-pisca antes de fazer qualquer manobra ou ultrapassagem. Vale lembrar que é proibido ultrapassar em curvas e passagens de nível, trevos e lombadas
7. Se chover…
Ao menor sinal de chuva, redobre a atenção e diminua a velocidade. Se o carro deslizar na pista molhada, não pise no freio, nem na embreagem. Tire o pé do acelerador, reduzindo a velocidade aos poucos, até sentir de novo a tração do carro com o asfalto. Fique atento também a locais onde existem morros e encostas, que podem sofrer deslizamentos e quedas de barreiras.
8. Animais na pista
Não buzine nem sinalize com os faróis para os animais que encontrar na pista ou na rodovia, pois eles podem se assustar e ter reações inesperadas, provocando acidentes. Feche os vidros do carro, passe em velocidade reduzida e avise ao posto policial mais próximo ou à concessionária local.
9. Transportando Crianças
Recém-nascidos e bebês com até um ano devem se transportados no bebê-conforto. O assento deve ser instalado no banco traseiro, com o bebê voltado para o vidro traseiro. Crianças até 4 anos devem usar cadeirinhas próprias, instalada de frente para o motorista. Já dos 4 aos 10 anos, a criança pode usar o assento de elevação ou booster e presas com o cinto de três pontas. Os maiores de 10 anos podem usar o banco traseiro do banco, com cinto.
10. Carta Verde
Nas viagens para fora do país, é obrigatória a contratação do Seguro Internacional Contra Terceiros, conhecido como Carta Verde; uma apólice com validade restrita ao tempo da viagem e de cobertura no exterior.
Créditos: O Globo
Fonte: Ministério do Turismo