Seguros para Automóveis: Evitando Sustos

Seguros para Automóveis: Evitando Sustos

O seguro auto é, sem dúvida alguma, o ramo de seguro mais procurado entre os brasileiros.

Pudera, já que os automóveis figuram entre as maiores paixões nacionais!

O seguro de carro é tão conhecido do grande público, que não raro clientes ligam na corretora utilizando termos técnicos que chamamos carinhosamente de “segurês”, uma linguagem própria dos profissionais do mercado.

Porém, por mais conhecido e aparentemente simples que seja, qualquer ramo de seguro se baseia em um contrato técnico e complexo, cheio de detalhes.

A orientação do corretor de seguros, profissional tecnicamente habilitado, é fundamental para traduzir este contrato para o grande público.

Além disso, temos uma grande vivência de mercado, acumulando diversos cases de sucesso ao longo de nossa história. Isso realmente faz toda a diferença na hora de contratar sua apólice.

Vamos dar algumas dicas para que na hora da contratação, você faça de fato um bom negócio, evitando sustos quando for utilizar o seu seguro de veículo:

1º Seja transparente ao passar as informações necessárias para a cotação e a contratação:

Não adianta achar que é esperto e querer colocar o seguro em nome do pai, do tio ou do avô para obter redução no preço da apólice. As seguradoras vivem disso meu caro(a)! O Perfil é uma ferramenta que já foi instituída há muitos anos no mercado e ao longo deste período, as seguradoras desenvolveram ferramentas poderosas para identificar se as informações prestadas procedem e se ficar comprovado que o segurado mentiu ou omitiu alguma informação: BUH! Ele perde o direito a indenização.

2º Não existem diferenças gritantes de valores:

Uma seguradora tem milhares de corretores cadastrados para vender seus produtos. Você realmente acredita que ela faria uma taxa diferente para cada um deles? Obviamente não!

Claro que existem apólices coletivas, empresariais e outras ferramentas que podem conceder preços diferenciados, mas isto somente poderá ser viabilizado se você trabalha em uma GRANDE empresa que mantém acordo com alguma seguradora.

Quando não é o caso, tais diferenças geralmente estão ligadas a coberturas inferiores, perfil do segurado com divergência, modelos do veículo diferente, enfim… O calculo está errado e você vai achar que está coberto em determinada situação, quando não está. Se por acaso isso acontecer, solicite os dois cálculos e comparem item a item. Com certeza irá encontrar onde está a diferença de preços.

3º Confirme as Clausulas Contratadas

Existem diversas clausulas passiveis de contratação e muitas que são derivativas umas das outras. Por exemplo: Existe proteção aos vidros, proteção aos vidros e retrovisores, proteção aos vidros retrovisores, faróis e lanternas. Carro reserva existe por 7, 15, 20 e 30 dias, depende da companhia. Assistência 24 horas por 200 km, 400 km, 800 km ou ilimitada?

Isso só para citar alguns exemplos de clausulas. Ainda temos muitas outras disponíveis e a dica para este item é: Através de uma conversa aberta com o seu corretor, peça auxilio para identificar qual a clausula que mais se enquadra em sua necessidade.

Já atendi clientes que queriam contratar o seguro auto com carro reserva, mas morava bem próximo ao trabalho, não visitava clientes com frequência com o carro e ainda possuíam um carro que era praticamente de garagem. Será que eles precisavam desembolsar o valor de uma clausula de carro reserva?

4º Cobertura De Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos

Se você danificar o seu automóvel e só o seu automóvel, o problema será só seu. Porém, se envolver um terceiro neste evento, com certeza você estará encrencado se não tiver um seguro de responsabilidade civil facultativa de veículos! Contratar um seguro para cobrir danos causados a terceiros, é antes de tudo, um sinal de civilidade e de respeito ao próximo. Nada mais justo do que assumir a responsabilidade diante de um dano causado por você, certo?

Agora, qual o valor a contratar? Bem, depende de onde você pretende bater, certo? Rs. Brincadeiras a parte, não existe nesta cobertura um valor ideal. Podemos dizer que quanto mais, melhor. Eu tenho na apólice de meu automóvel R$ 200.000,00 para Danos Materiais e R$ 400.000,00 para Danos Corporais. Não me garante ainda 100% das possibilidades, longe disso. Mas com certeza me da uma garantia bem acima da média de contratação que é hoje em torno de R$ 75.000,00 para ambos. Cuidado para não ter sustos! Consulte sempre quanto ficaria para aumentar esta proteção.

5º Franquia

Existem diversos tipos de franquia, e já falei sobre elas na página do seguro de automóvel. Confirme o valor que está sendo proposto em sua apólice para não se assustar na hora que tiver um dano parcial!

6º Leia tudo antes de assinar

Antes de finalizar o processo, leia atentamente as informações. Confirme os dados de perfil, classe de localização (local onde o veículo irá circular a maior parte do tempo), CEP de pernoite, clausula contratadas, coberturas e tudo o que foi acordado.

Se houver algo que não está claro, pergunte até que não reste nenhuma dúvida. Essa também é uma forma de verificar se a pessoa que está lhe atendendo possui conhecimento o suficiente para auxiliar você em caso de sinistro.

7º Exija o envio da sua apólice emitida pela seguradora

A apólice de seguro auto deve chegar em até 30 dias em sua residência com o cartão, boletos e demais itens que compões o kit do segurado. Caso não chegue, cobre até que seja enviado! A apólice é o documento oficial da seguradora e a única comprovação de fato de que o seguro foi efetivado!

8º Não esqueça de comunicar eventuais alterações

Consta das obrigações do segurado: “Comunicar a companhia seguradora sempre que houver alteração do risco”.

E isso não importa se é para maior ou menor risco! Comunique e evite surpresas desagradáveis. Pode ser uma mudança de endereço, uma mudança de hábito de utilização, a inclusão ou exclusão de uma garagem/estacionamento, enfim, na dúvida, comunique tudo!

Para finalizar, quero frisar que a Ação Absoluta Corretora de Seguros está sempre pronta a explicar, orientar e direcionar nossos clientes na aquisição dos produtos que mais se adequem as suas necessidade, focando sempre na prevenção destes sustos e trabalhando para a total satisfação de todos os nossos clientes! Usem e abusem de nossa equipe!

Andre_Luis_Mantovani

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

WhatsApp